7 aplicativos essenciais para um freelancer
  • Ton Rangel

7 aplicativos essenciais para um freelancer

Atualizado: Jul 20


Todos os dias utilizo vários aplicativos para trabalhar e, sempre que vejo a oportunidade, indico que amigos, clientes e parceiros os utilizem também. Preparei uma lista com as 7 ferramentas que, na minha opinião, são indispensáveis para um freelancer. Espero que tragam resultados verdadeiros para sua vida! Boa leitura.



01- Google Drive


Todos os meus arquivos, hoje, estão na nuvem: documentos, fotos, vídeos e muito mais. Assim, posso rapidamente acessá-los de qualquer lugar do mundo e em qualquer aparelho, basta logar na minha conta do Gmail. Além de instalar o aplicativo no meu telefone, para deixá-lo ainda mais eficiente, instalei também o backup e a sincronização do Google Drive no meu notebook. Funciona de maneira simples: essa ferramenta basicamente criou uma pasta no meu computador em que todos os arquivos salvos são sincronizados com o Google Drive e enviados para a nuvem automaticamente.



02- Google Agenda


Tenho duas agendas. Uma pessoal, onde marco todos os compromissos comigo mesmo. Geralmente, eles acontecem de 5h às 9h e de 20h às 22h e são prioridades no meu dia: atividades como como meditar, fazer alongamento, caminhar, refletir e ler. A segunda agenda é de compromissos do trabalho, e eu gosto de dividi-los em 3 blocos:

  1. As tarefas de longo prazo, cuja importância eu sei, e que geralmente dependem de ações externas, como a participação de outra pessoa ou um prazo necessário para ser concluído. O legal é que me dedicar a fazê-las antes do almoço traz um sentimento de crescimento e energia para seguir com as "tarefas de percurso."

  2. As tarefas de percurso são as coisas importantes do dia, o que tem de estar pronto naquele dia, custe o que custar. Eu as divido entre trabalhos de clientes - como criar uma marca, um site, fazer um lançamento nas redes sociais - e responsabilidades da empresa - como, por exemplo escrever este texto. Reservo minha tarde para essas tarefas,de 14h às 19h.

  3. Por fim, planejar o dia seguinte para que eu acorde sabendo exatamente minhas tarefas e obrigações para continuar a construir meu sonho e atingir meu objetivo. Faço isso entre 19h e 20h. Um momento de analisar como foi o dia e me preparar para o próximo


03- Google Keep


O Google Keep é onde eu centralizo todo tipo de informação que recebo durante o dia, salvo links, endereços, tarefas, listas, anoto ideias e muito mais. Quando estou planejando o próximo dia, abro o Keep e revejo todas as minhas anotações para direcioná-las a seus devidos lugares - como, por exemplo, marcar um compromisso na agenda ou passar a limpo alguma ideia de conteúdo. Também uso para esboçar algumas ideias para textos com o auxílio da ferramenta de gravação de voz, que transcreve com precisão tudo o que eu falo.


04- Pomodoro


Na realidade não é um aplicativo, mas um método de gerenciamento de tempo. A Técnica Pomodoro foi desenvolvida por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. Consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos de foco seguidos de pequenos intervalos de descanso. Existem vários aplicativos do método disponíveis nas lojas. Eu gosto do Pomodoro Timer por algumas razões. Para começar, você pode programar sua lista de tarefas ou redefinir o tempo (que segue o padrão recomendado de 25 minutos). Há também uma ferramenta de análise e gestão, que te mostra quanto tempo você ficou focado em cada tarefa até ela fosse concluída. Isso é muito importante para você ter noção de quanto tempo leva para fazer as coisas.


05- Castbox


Se você ainda não ouve podcast está perdendo uma grande oportunidade de aprender enquanto executa certas tarefas do cotidiano. Eu escuto enquanto lavo louça e limpo a casa, mas também se pode ouvir na academia, no trânsito, em qualquer lugar. Podcast é um canal pessoal de áudio, onde pessoas do mundo inteiro falam de todos os assuntos, é só você ouvir. Recomendo 3 canais que eu ouço diariamente:

  1. Resumocast - São resumos de livros para empreendedores, em episódios de 30 minutos com um conteúdo realmente transformador, eu li cerca de 50 livros nos últimos dois anos depois de ter ouvido seus resumos no canal.

  2. CBN Economia - Eu recomendo muito mesmo que você se dedique minutos do seu dia, todos os dias para ouvir sobre a economia do mundo.

  3. Inglês todos os dias - Tim and Timmy, eu adoro essa família! É muito engraçado e eu realmente aprendo com eles!

06- Runkeeper / Hearbit


Aqui vai uma dobradinha! O exercício físico diário é muito importante para o corpo e para a mente. Devido a uma lesão no joelho esquerdo, hoje estou caminhando 5km por dia; contudo, após quase dois anos acordando às 5h da manhã para me dedicar a este hábito, estava correndo 10km por dia. Para me incentivar e monitorar a distância percorrida, eu utilizo o Runkeeper. Além de todo o benefício da prática diária de exercícios físicos, sincronizo com o Hearbit que converte meu exercício em milhas de viagem.


07- Guiabolso


Controle financeiro nunca foi o meu forte, e por muito tempo eu não sabia como gastava o meu dinheiro. Com o guiabolso isso acabou, basta sincronizar as contas bancárias, os cartões de crédito, e pronto. Com o planejador de despesas você pode acompanhar os gastos para não se enrolar no final do mês, contribuindo para sua saúde financeira.


Espero que tenha gostado! Deixe nos comentários quais aplicativos você usa diariamente para ser mais produtivo.


Um abraço.

0 visualização
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
Foco  .  Atitude  .  Gratidão  .  Humildade  .  Fé
© 2020 Ton Rangel. Todos os direitos reservados.