O que eu aprendi trabalhando 13 anos home office
  • Ton Rangel

O que eu aprendi trabalhando 13 anos home office

Atualizado: Jul 20


Há exatamente 13 anos, eu assinei meu primeiro contrato home office, no valor de R$ 5.800,00 por um período de 3 meses de trabalho. Naquela época eu era impressor digital na empresa de comunicação visual Minas Placas, em Conselheiro Lafaiete-MG e recebia R$ 1.500,00 em carteira (lembrando que tinha aqueles descontos). Ou seja, durante 3 meses eu ganhei mais trabalhando em casa do que na rua, e ainda assim o meu trabalho estava atingindo diretamente o comércio e as pessoas da cidade: eu estive sempre online com quem está perto de mim.



Eu acredito em 3 coisas nesses momento: em Deus, em mim e que vai passar.

Se você não trabalha diretamente em serviços essenciais, não tem razão para desrespeitar a quarentena e sair de casa. Você pode fazer algo da sua casa, sentado no sofá olhando para o celular como está fazendo neste momento, e assim fazer a economia da sua cidade girar, para que a riqueza continue sendo gerada e uma crise ainda mais dolorosa não se assole sobre nós. Se é colaborador da empresa, converse com seu líder, pergunte se ele tem alguma ideia de como trabalhar online, pense nessas ideias. E se você está na liderança, entenda que as coisas não serão como antes: o vírus mudou o mundo, e é preciso aceitar, entender e mudar.


Cada vez mais as relações humanas serão digitais. Primeiro nós aprendemos a nos conectar com quem está longe, agora precisamos aprender a fazê-lo com quem está perto. Pensando nisso, refleti sobre 10 atitudes que eu naturalmente fui adotando ao longo dos anos e espero te ajudar.


1- Acorde e comece a trabalhar no mesmo horário que antes. Seu cérebro está acostumado a isso, e mudar essa rotina radicalmente vai impactar muito na sua produtividade. Se você acorda às 6h e pega serviço às 8h, acorde e comece a trabalhar no mesmo horário.


2- Utilize o tempo em que você talvez tomasse um banho rápido, um café improvisado e saísse correndo de casa para ir trabalhar para se preparar melhor para o dia. Faça um alongamento, respire profundamente por 1 minuto, agradeça, ouça uma música boa, leia uma página de um livro, ouça um podcast, tome um café da manhã saudável, beba bastante água, envie uma mensagem de bom dia para uma pessoa de quem está distante - que podem ser seus pais e irmãos. Use esse tempo para você e, mais importante, NÃO ACESSE SUAS REDES SOCIAIS.


3- Na noite anterior escreva em um papel algumas tarefas que você precisa fazer no dia seguinte para continuar a trabalhar estando em casa. Pense bem, não importa qual é o seu trabalho, alguma coisa você pode fazer.


4- Arrume sua cama e troque de roupa. Cama bagunçada e pijama não te darão motivação, e se necessário vista-se como se realmente estive saindo para trabalhar.


5- Conheça e aprenda sobre os aplicativos que existem e que você pode utilizar para trabalhar de uma forma mais eficiente através do seu celular, como por exemplo Whatsapp Business e as ferramentas do Google que são essenciais. Eu uso o Agenda, Drive, Keep, Tarefas, Files, Docs, Forms, Apresentação e muito mais. Se quiser saber mais sobre essas ferramentas é só dizer: “Ok Google!”


6- DESATIVE TODAS AS NOTIFICAÇÕES das redes sociais do seu celular. É só ir na configuração do aparelho, ou pesquisar no Google como faz isso. Mas é de todas mesmo: Facebook, Instagram, Messenger, Whatsapp, Telegram, Twitter, de tudo! Isso vai te ajudar a diminuir drasticamente as distrações. Confie em mim, desligar só as do Whatsapp, Instagram e Facebook vai te fazer ganhar horas do dia.


7- Na hora de trabalhar (lembrando que é a mesma de sempre), olhe para sua lista de tarefas, avalie quais demoram apenas 5 minutos para serem feitas e faça! Começar completando pequenos passos vai te trazer motivação para dar um passo maior; já o caminho contrário, não. É só você pensar: eu preciso percorrer 10 metros, o que é mais fácil? Dar 3 passos de 3 metros e 1 passo com 1 metro ou dar 7 passos de 1 metro para pegar impulso e dar um salto de 3 metros? 


8- Vá para um cômodo da sua casa e feche a porta. Se isso não for possível, peça a compreensão de quem está com você, incentive-o para uma atividade que respeite o seu momento de trabalho sem interrupções, e que se possível mantenha o ambiente silencioso. Mas lembrando de sempre respeitar o espaço de cada um, o seu direito termina onde começa o do outro.


9- Divida seu horário de trabalho entre blocos de concentração e distração. Essa técnica se chama Pomodoro, desenvolvida por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. Se trata de você executar uma tarefa sem nenhuma distração por um bloco de 20 a 45 minutos, e fazer uma pausa de 5 a 10 minutos para se distrair. Neste momento você vai ao banheiro, dá uma conferida nas redes sociais, vê um vídeo rápido no grupo. Depois, volte para o bloco de concentração. Existem aplicativos que te ajudam a marcar o tempo, eu utilizo o que leva o nome da técnica, Pomodoro.


10- Se alimente de boas informações e não gaste energia com discussões de “Cientistas de Facebook”. Não compartilhe notícias ruins se você não tem certeza da veracidade, não perca tempo escrevendo seus comentários de maneira tóxica, sem ter a compaixão de ver que o outro, mesmo que pense diferente, tem suas dores e desafios de vida e você não faz nem ideia de quais são. Aproveite o tempo para reavaliar quem você segue e que tipo de conteúdo está sendo mostrado no seu celular. Entenda que na internet você só vê aquilo que você procura.


Se leu até o fim, eu te agradeço e espero que tenha ajudado. Se ainda acha que não pode fazer absolutamente nada de dentro da sua casa para mudar essa situação, experimente apoiar seus amigos próximos empreendedores: siga suas redes sociais, curta, comente, compartilhe, faça um vídeo  indicando, coisas assim. Quando plantamos flores boas no jardim dos vizinhos as abelhas trazem um pólen melhor para o nosso jardim.

Marque um amigo que você acha importante que leia também.


Um abraço.

0 visualização
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
Foco  .  Atitude  .  Gratidão  .  Humildade  .  Fé
© 2020 Ton Rangel. Todos os direitos reservados.